Joomla Templates and Joomla Extensions by ZooTemplate.Com
    ltimas Notcias: Gesto de restaurantes tema de workshop no Rio (Qui, 09 de Novembro de 2017 13:49)
    ltimas Notcias: Startup Diaspora.Black incentiva turismo etnico (Ter, 07 de Novembro de 2017 00:00)
    ltimas Notcias: Brasil pode ganhar Estatuto do Turista (Ter, 07 de Novembro de 2017 00:00)
    ltimas Notcias: Museu do Caf a mais nova atrao da regio (Seg, 07 de Agosto de 2017 19:18)
    ltimas Notcias: Vale do caf ganha sinalizao Turstica (Ter, 11 de Julho de 2017 13:00)
    ltimas Notcias: Programa 2017/2021 do Preservale comea a ser desenvolvido (Sex, 26 de Maio de 2017 11:22)
    ltimas Notcias: O Rio de Janeiro e as politicas equivocadas de Turismo (Ter, 23 de Maio de 2017 14:13)
    ltimas Notcias: Preservale lana novo produto (Qui, 06 de Abril de 2017 20:47)
    ltimas Notcias: Fazendas do Vale do caf tema de workshop (Qui, 26 de Janeiro de 2017 20:27)
    ltimas Notcias: Jornal O Dia divulga pesquisa Preservale (Qua, 25 de Janeiro de 2017 11:41)

     

    Bayard Do Coutto Boiteux

    Ando muito desconfiante com nossa atividade.O turismo mostra aos poucos sua cara amadorstica e vive de informaes em veculos especializados de entrada e sada de executivos de empresas,eventos de lanamento de produtos sem nenhuma inovao e esquece atividades vitais,como a pesquisa,a capacitao verdadeira dos mandos operacionais e gerenciais e a participao nas decises politicas.

    So brigas constantes entre associaes de classe,falta de posicionamento das lideranas nas grandes questes nacionais de fomento e estruturao do setor e sobretudo um desleixo com o futuro da atividade,que sofre verdadeira revoluo com as redes sociais,as agncias on line,os novos canais de distribuio de prestadores que priorizavam as agncias,o novo perfil do turista que viaja por conta prpria e comeam a falar em "reduo",como se esta fosse a palavra chave para vencer a "crise".

    Hoje,vivemos uma guerra tarifria das empresas areas nunca vista na histria recente do turismo e uma falta de priorizao do consumidor final,com assentos na econmica de tamanho irrisrio,servio de bordo precrio e reduo de tripulantes.Poucas vo na contramo da reduo,como a Emirates,a Eithad ou ainda a Turkish,para citar alguns exemplos.Sabemos que o futuro da aviao est na fuso de empreas areas e a aderncia grandes alianas.Hoje,no temos uma companhia de bandeira que nos represente e seja a imagem do Brasil. triste e assustador ,sobretudo levando em considerao que com o numero de aeronaves que possuem algumas brasileiras no concorrem com o mundo da aviao.

    As faculdades de turismo vo aos poucos saindo do cenrio de busca de futuros profissionais.No conseguem acompanhar a velocidade do mercado e acabam fechando.Acredito que at 2020,teremos uma reduo de 50./. das atuais faculdades e o turismologo precisar se reinventar para manter acesa a chama de um profissional vital para o turismo e para os novos olhares futuros do Brasil.Talvez,o tecnlogo em turismo seja a soluo e possa gerar maior empregabilidade.Os salrios iniciais da atividade no atraem e o crescimento dentro das empresas relativo,pois ainda se mantem uma forte estrutura familiar nos negcios do agenciamento e da hotelaria.

    No vejo mudanas nas lideranas:falta sangue novo com foco no futuro.Desculpe repetir tal fato algumas vezes.So as mesmas pessoas que ocupam os cargos pblicos,as presidncias das associaes e querem apenas figurao e no mais trabalhar em prol da mudana.

    Sim,faltam politicas publicas de promoo,de segurana turstica e de formatao de produtos.Falta vontade politica.Falta representatividade politica.Falta sobretudo interao de todos os setores envolvidos.Menos discursos e entrevistas e mais aes.